Estratégias de Marketing Digital

O que você precisa saber é que o investimento em SEO é crucial para uma empresa que deseja ter longevidade e resultados crescentes no seu marketing digital.

Falemos então dos pilares que irão guiar a sua estratégia SEO.

Estratégias de Marketing Virtual : SEO e os 3 pilares

No infográfico abaixo, você consegue ver um resumo rápido dos detalhes envolvidos nos três pilares:

estrategia_de_marketing_digital_pilares

Agora, vamos explorar um pouco os detalhes de cada pilar, e como você pode aplicar o SEO no seu marketing digital para gerar mais resultados:


1º Pilar: Otimização de site

Claro, estamos partindo do princípio que sua empresa já tem um site, e ele foi feito relativamente de forma adequada para o seu público.

O que é preciso ressaltar aqui é que a qualidade do seu site irá definir como será a experiência do usuário ao acessar seu conteúdo.

Do que estamos falando? Facilidade de uso, boa navegação, bom layout, funcionamento adequado no celular, rapidez de carregamento.

E, para não sermos técnicos, usemos a metáfora já bem batida aqui no nosso blog: uma loja física.

Digamos que você chegou até a loja e deseja comprar alguma coisa. Pode ser que você não tenha certeza absoluta do que está procurando, mas certamente você tem uma idéia.

E qual é o seu interesse ao visitar a loja? Encontrar o que você procura, ou não. Rapidamente e de forma tranquila. Tendo uma boa experiência.

Mas aí o que acontece é que você entra na loja e:

  • a vitrine não mostra nada;
  • a loja é escura;
  • os vendedores são mal educados;
  • a sinalização é ruim, e você não consegue achar o que procura;
  • os produtos não são organizados;
  • a decoração é feia.

É bem possível que o estabelecimento tenha o que você queira, mas você não vai dar essa chance a ele, porque não adianta só ter a resposta. É preciso oferecer uma boa experiência.

E voltando ao seu site, é a mesma coisa, sem complicações. Se o seu site não entrega uma boa experiência, o usuário sai e não volta. E o Google sabe disso.

Então, se você quer garantir uma boa posição no Google, precisa ter um bom site. Melhorá-lo todo mês. Monitorar os erros, otimizar a velocidade.

2º Pilar: Produção de conteúdo

O que o Google quer oferecer à pessoa que busca? Uma resposta.

E o que é a resposta? Conteúdo. Só isso.

Mas a grande questão é: você tem a resposta?

Eu tenho certeza que você tem. Por que? Porque as chances são que o seu negócio, a sua empresa, já existe há algum tempo. Então você já pesquisou, já vendeu, estudou, bateu de frente com concorrentes.

Enfim, você entende do riscado. Sabe o que faz. Então você tem conteúdo. Se alguém te perguntar sobre a sua área, sobre o seu produto, não tenho dúvidas que você vai se virar.

Mas de que adianta todo esse conhecimento na sua cabeça? O seu público não lê mentes. E o Google – que quer a sua resposta – também não. Então você precisa tirar toda essa expertise da cachola e colocar no seu site.

Estamos falando de produzir conteúdo: textos, vídeos, imagens. Conteúdo no formato que o seu público quer.

E, para não ficar muito genérico, algumas dicas rápidas de como fazer isso na prática e começar para ontem.

Descubra o que o seu público busca

Converse com o seu cliente e/ou potencial cliente. Se for difícil, vá até quem na sua empresa lida com essa turma no dia a dia.

E pergunte as dúvidas dele, o que ele não entende, o que ele gostaria de saber sobre o seu segmento e produto… E anote tudo.

Traduza em palavras-chave

Pegue a pergunta que o seu público está querendo fazer e simplifique-a ao máximo.

Lembre-se que o ser humano é preguiçoso. Se ele conseguir simplificar um termo de busca, ele vai fazer isso.

O seu papel é gerar essa lista de palavras. Inclua variações, sinônimos e erros de digitação.

Claro, existem ferramentas que irão te entregar isso. Mas foquemos primeiro no simples. Faça no braço, usando o bom senso e o seu conhecimento do seu público.

Teste no Google

Agora pegue algumas das palavras que você listou e jogue no Google.

Veja a quantidade de resultados. Entre nos sites e veja os conteúdos. As respostas são boas? Você consegue fazer melhor? São conteúdos de vídeo? Imagens? Texto?

Separe as palavras com mais resultados e com os conteúdos mais fragilizados. Você irá começar por elas.

Produza. Comece escrevendo.

Escrever irá consumir só o seu tempo. Você não vai precisar contratar ninguém.

E eu sei que no começo vai ser difícil e o seu texto vai ficar ruim, mas só com a prática a coisa anda.

Mas comece. O seu público quer essas respostas. E o Google quer entregar elas. Mas isso só vai acontecer se você colocar esse conteúdo no seu site.

3º Pilar: Conquista de backlinks

 

Simplificando, backlinks são links de outros sites apontando para o seu. Ou seja, se um blog ou um portal produziu um texto e nesse conteúdo ele colocou um link para o seu site, você conquistou um backlink.

E por que isso é importante? Porque esse é um dos fundamentos básicos do PageRank, que é o algoritmo que fez o Google ser o que é hoje.

Na prática, o que esse algoritmo faz é contabilizar a quantidade e qualidade dos links que apontam para o seu site. E com isso, ele atribui ao seu canal uma pontuação de autoridade, que irá definir se você deve estar melhor posicionado na busca ou não.

Fazendo uma metáfora simples, digamos que você precisa catalogar dez barbeiros. Você precisa colocar os dez profissionais em ordem de qualidade.

Só que você nunca foi em nenhum deles, não vai ter tempo de ir e a única forma de medir a credibilidade de cada um é perguntando para um grupo de pessoas, cuja única resposta possível é falar o nome do barbeiro.

Depois de receber o retorno das pessoas, você terá um número para atribuir a cada barbeiro, que será a quantidade de indicações feitas.

E qual a lógica disso? Provavelmente quem indicou o barbeiro conhece o trabalho dele, ou pelo menos ouviu falar da qualidade.

É isso que o algoritmo do Google faz.

Ele coleta “indicações” de outros sites sobre o seu. E ele também avalia a qualidade essas indicações, baseado na autoridade de quem indicou.

E como conseguir esses backlinks? Vamos abordar isso dentro dos tipos mais comuns, a saber:

  • backlinks orgânicos;
  • backlinks conquistados;
  • backlinks comprados.

Falemos um pouco de cada um.

Backlinks orgânicos

Esses são os melhores backlinks que podem existir.

São links externos que você conseguiu porque produziu um conteúdo robusto e de qualidade. Esse conteúdo foi encontrado e alguém referenciou ele, sem nem conversar com você.

Ou seja, esse é a “indicação” que você recebe no boca a boca, simplesmente porque você é bom.

Como conseguir esse tipo de backlink? Faça um conteúdo único, robusto e irresistível.

Backlinks conquistados

Aqui temos os links externos que sua empresa terá de trabalhar para conseguir, fazendo um trabalho integrado de produção de conteúdo, assessoria de imprensa e gestão de SEO.

Na prática, você terá de seguir alguns passos:

  • identificar canais relevantes para conseguir links (sites, blogs, portais que pertençam ao seu segmento e tenham consonância com seu conteúdo);
  • descobrir o responsável pelo canal (editor, dono do blog, dono da empresa, etc);
  • abrir o canal, fazendo contato com o responsável;
  • produzir conteúdo, criando textos e materiais para o editor publicar no canal dele, referenciando a sua empresa;
  • acompanhar os links e garantir que eles não se percam e estejam configurados da maneira correta.

Não, não é fácil e exige muita dedicação.

Mas como já falamos, conquistar backlinks irá pesar muito no seu ranqueamento, então essa rotina precisa ser considerada.

Backlinks comprados

ALERTA VERMELHO!

Com o perdão das maiúsculas, é importante deixar claro que essa prática não deve nunca ser feita.

Primeiro, porque comprar backlinks normalmente terá o mesmo problema de comprar listas de email. Você irá investir em capturar retorno desqualificado.

Segundo, e essa é a razão pela qual você jamais deve comprar links: o Google não permite. E, se ele descobrir que você está adquirindo backlinks usando dinheiro, ele vai te punir e tirar o seu site dos resultados de busca.

E para se recuperar dessa brincadeira é dose. Então não faça jamais.

Mas por que esse drama todo? Porque, como falamos, esse é o fundamento do algoritmo de indicação. E o que sua empresa estará fazendo ao ingressar nessa prática é tentar burlar as regras do Google.

Usando a metáfora do barbeiro, é como se um dos profissionais pagasse às pessoas para falar bem dele. Isso certamente irá prejudicar a qualidade da sua categorização, não é?

Como ter sucesso com a estratégia de Marketing SEO

Convenhamos, existem vários outros tópicos a se considerar para potencializar os resultados de SEO.

Questões técnicas e abordagens avançadas, que muitas empresas brasileiras inclusive ainda não estão abordando.

Mas o ponto é que trabalhar uma estratégia SEO supostamente “avançada” não é o que vai garantir o seu sucesso nessa seara.

E, sem sombra de dúvida, nós temos aqui cases de sucesso que provam como focar no básico pode e irá trazer resultados para você.

O segredo do sucesso em SEO? Consistência.

Foco no longo prazo. Atuação diária, melhoria do site, produção de conteúdo, conquista de backlinks e medição. Tudo feito rotineiramente, toda semana e todo mês.

Na prática, não sucumbir aos incêndios.

Sim, sua empresa pode trabalhar com ações imediatistas. Usar links patrocinados, fazer promoções relâmpago. Isso é interessante e válido.

Mas a estratégia SEO demanda consistência e dedicação. Assim sua empresa chega lá.

Então mantenha a peteca no ar. Mantenha o rumo. Outros ficarão pelo caminho. Mas com essa dedicação, só a sua empresa chegará no topo das buscas.

Quer ver o começo desse texto? Dá uma olhadinha AQUI.
Vai valer a pena 🙂

Não sabe como usar o SEO em seu site, ou achou muito difícil? Nós fazemos para você!

 

Francene Arnaut

Francene Arnaut

Web designer. Tecnóloga da Informação formada pela ETEC.

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